terça-feira, 27 de maio de 2008

2. Apresentação do Projeto Pinta e Borda Palavras



O Projeto Pinta e borda palavras nasceu da imensa vontade de ensinar a ler e criar poesia, aos alunos das 3ªs, 4ªs, 5ªs séries da Escola Municipal Ibrantina Amaral.

Para isto idealizei a leitura, discussão, debates sobre temas escritos por pessoas famosas como Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, e pesquisas virtuais, poetas da rede de comunicação que usam a linguagem formal e/ou coloquial; observando as dificuldades de cada série.
Idealizado o projeto, passei à ação, esta parte mais que gratificante de ver os alunos lendo, divertindo-se, parafraseando, parodiando poemas, teatralizando, recriando textos e imagens, adaptando-as à própria vivência.
Idealizei um trabalho e um resultado, mas os alunos abraçaram a causa de tal forma que percebi: eles suplantaram minhas expectativas. Abaixo esta a leitura de uma aluna sobre nosso Projeto:


Apresentação do Nosso Trabalho
Bianca do Nascimento de Souza - 5ª série

A poesia sem as letras não tem nada.
É a mesma coisa de homem sem mulher
Tudo na vida é uma poesia se a gente quiser
E uma coisa eu digo:
não deixe despercebido uma passagem de sua vida sequer
Pois ela é cada verso da sua poesia.
A terra não é nada sem sua fantasia.
As pessoas têm que ter consciência
e pensar no bom e não no ruim
Violência não é poesia
É sim um passagem ruim da vida
Se há uma coisa que eu gosto
é de escrever sobre mim
e sobre todo mundo que gosta de ler.
Tem pessoas que gostam e têm sonho de ser um poeta!
Ler ainda é a melhor sensação,
leva a gente ao passado com lindas histórias
que até hoje são comentadas
e que, às vezes, faz a gente rir ou chorar.
Para mim as poesias são lembradas com muita saudade,
principalmente de grandes poetas como Cecília Meireles,
Carlos Drummond de Andrade , Vinicius de Moraes
e outros...e nós poetas que estamos surgindo
e que gostamos de belas poesias .

Concluindo, agradeço o apoio que por ventura tenha recebido de alguns colegas, dos meus alunos que se dedicaram e escreveram com amor- a eles o meu aplauso, tapete vermelho e flores, aos educandos que fizeram cópias das telas de Portinari e Tarcila do Amaral, aos alunos que entraram em concurso para escolher a melhor capa para um futuro livro, aos meus familiares que me apoiaram, tendo em vista que não tive mais tempo para eles desde que abracei com paixão esta idéia e à professora de português: Margaret Pelicano que fez a revisão dos textos.
Tenham todos uma excelente leitura!

Abadia Rodarte Mandello
São Sebastião do Paraíso, Maio de 2008

Nenhum comentário: